A programação gratuita contou com 14 espetáculos nacionais e regionais, além de atividades formativas.

A décima oitava edição do TeNpo – Mostra de Teatro Nacional de Porangatu alcançou um público estimado de 4.500 pessoas para os 14 espetáculos, cinco oficinas e um workshop. Conforme a previsão da Secretaria de Cultura e Turismo do município, o festival mobilizou cerca de 5 mil turistas de todo o norte goiano e do sul do Tocantins, entre 1º e 4 de junho.

O TeNpo 2023 é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

Além de agitar a cena cultural da cidade, por ser um grande evento, o TeNpo impacta na economia do município de maneira significativa. “A ocupação da rede hoteleira ficou acima de 80% e a movimentação no comércio, principalmente do setor de alimentação, registrou aumento considerável da demanda”, relata a prefeita Vanuza Valadares.

Segundo ela, este ano a mostra se encerrou já com expectativas para a próxima edição. “A participação da RTVE na correalização do TeNpo elevou o nível de execução da mostra e, certamente, superou previsões de todos os envolvidos. Agradecemos ao Governo do Estado que, por meio da Secult e da Secretaria da Retomada, trouxe novamente aquele clima de festival que a cidade de Porangatu tanto adora.”

Um destaque da edição de 2023 foram as caravanas de estudantes organizadas para facilitar participação em atividades formativas e nos espetáculos. Professor em Nova Iguaçu, Adair de Abreu propôs à escola o passeio e acompanhou seus alunos do Ensino Médio numa viagem de 135 quilômetros. “A gente tem que aproveitar a oportunidade, porque teatro não é algo que nós temos todos dias”, comentou.

A administradora de empresas Thaline Borba acompanhou ativamente a mostra e destacou a importância da mobilização cultural promovida pelo TeNpo. “Eu pude acompanhar tudo, junto com a turma do projeto social Trupe do Amor. Para nós que fazemos de qualquer lugar nosso palco, vivenciar o trabalho de outros artistas circenses oxigena a nossa vontade de levar amor por aí. Foi um grande aprendizado”, disse ela.

Público

Do ponto de vista dos artistas convidados para o festival, o contato com o público teve foco principal. Para a atriz Mel Gonçalves, do Coletivo Tônus (GO), encenar para as crianças de Porangatu despertou uma emoção diferente. “Eu e meu grupo fomos recebidos de forma carinhosa, me senti extremamente valorizada e respeitada como artista”, comenta ela que confessa ter regressado a Goiânia motivada para a montagem de um novo trabalho com vistas à próxima edição do TeNpo.

“Achei tudo nota 10, nós adoramos a interação com o público e o excelente trabalho de produção do festival”, avalia o ator e roteirista Jovane Nunes, da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo (DF). Nascido em Porangatu, ele lamentou não ter sido possível permanecer na cidade ao longo dos quatro dias da mostra para a troca de experiência com outros grupos convidados.

O TeNpo 2023 contou com a parceria da Prefeitura de Porangatu, da Secretaria da Retomada, do Goiás Social e da Academia Esparta.