A chegada da energia elétrica foi o principal motivo da realização da primeira cavalgada do Assentamento Deus me Deu, zona rural de Porangatu. Uma luta, segundo os moradores, de doze anos.

Dezenas de tropeiros trajados no estilo sertanejo participaram de um delicioso café da manhã servido pela Orcidéia Ferreira, uma das pioneiras da região. “Faço questão sempre de participar de eventos da minha comunidade, porque eu que acompanho esse pessoal desde a época quando estavam acampados, sei o que cada um passou pra chegar até aqui e hoje mais do que nunca é motivo de comemorar.”

A presidente do assentamento Zélia disse que a data é marcante e merece ser festejada, pois se trata de anos de superação. “Você imagina no século que nós vivemos não ter energia? Pessoas com diabetes que precisa de geladeira funcionando pra guardar a insulina não tinha, pra armazenar um alimento também não, era maior dificuldade e sofrimento. Graças ao nosso empenho e apoio da prefeita Vanuza Valadares que foi um divisor de águas nessa batalha, que conseguimos alcançar nosso objetivo.”

A partida saiu da casa do senhor Manoel, onde os participantes percorreram um trajeto de vinte quilômetros até a chegada na sede do assentamento, local onde foi preparado um grande almoço com direito a churrasco.

A prefeita Vanuza Valadares acompanhada do seu secretariado fez questão de participar do evento. “É muito gratificante participar dessa conquista tão sonhada e ver a alegria nos olhos de quem passou por tanto sofrimento. Agora com energia o povo tem disposição pra trabalhar mais feliz, com dignidade, tem condições de produzir mais e de melhorar sua fonte de renda. Assim que assumimos a gestão esse era um dos nossos compromissos e hoje estamos celebrando com festa esta vitória do povo de assentamento Deus me Deu que não é mais do que o usufruir do próprio direito que eles sempre tiveram e que por anos foi renegado.”

A prefeita em seu discurso anunciou que a Secretaria de Agricultura irá disponibilizar o maquinário pra que todos o produtores possam gradear suas terras e prepará-las para o plantio deste ano.

*PREFEITURA DE PORANGATU*

Gestão Novos Tempos