Em 2021, a Prefeitura publicou decreto de concessão do prédio para a Apale e também repassou 63 mil reais para contribuir com a restauração.

A preservação de prédios históricos é uma questão importante para manter viva a história e a cultura de uma cidade ou região. Em Porangatu, uma boa notícia surge com a restauração da Cadeia Velha, que completa 70 anos.

A Cadeia Velha é um importante marco histórico da cidade, pois foi o primeiro prédio público construído logo após a emancipação de Porangatu. Por isso, a restauração deste prédio deve ser um motivo de comemoração para toda a comunidade.

Além de ser um patrimônio histórico, a Cadeia Velha terá uma nova função: abrigar a sede da Associação Porangatuense de Artes e Letras (APALE). A APALE é uma organização que promove a cultura e as artes no município, e ter um espaço próprio para suas atividades é um passo importante para o desenvolvimento da cultura erudita local.

Para celebrar a restauração da Cadeia Velha e a apresentar a evolução das obras de restauração do prédio, uma Noite Cultural será realizada nesta sexta-feira (31/03). O evento contará com diversas atrações artísticas do programa SCFV da Assistência Social e do Centro Cultural de Porangatu, bem como a venda de obras dos artesãos locais.

É importante destacar a relevância de eventos como este, que valorizam a cultura e as tradições de uma cidade. Além disso, a restauração de prédios históricos é fundamental para manter viva a memória e a identidade de um povo.