Nos últimos anos, a Prefeitura de Porangatu, através da Secretaria Municipal de Esportes, tem se empenhado em promover e incentivar o esporte em diversas modalidades, proporcionando mais oportunidades de lazer e desenvolvimento físico para a população. Essas iniciativas visam não apenas fortalecer o esporte no município, mas também integrar a comunidade e fomentar a saúde e o bem-estar.

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ESPORTIVOS

Uma das principais ações foi a compra de materiais esportivos e a entrega de uniformes para os times de futsal, basquete, vôlei e handebol que representam o município. Esse investimento é fundamental para que os atletas tenham as condições adequadas para treinamentos e competições, representando Porangatu com orgulho e competitividade.

ESCOLINHAS DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

A secretaria também deu início às escolinhas de iniciação esportiva de futsal, vôlei, futebol e handebol, atendendo mais de 250 alunos. Essas escolinhas são essenciais para a formação de novos atletas, promovendo a prática esportiva desde cedo e contribuindo para o desenvolvimento físico e social das crianças e jovens.

Campeonatos e Torneios

Diversos campeonatos e torneios têm sido realizados, promovendo a integração e a competição saudável entre os moradores:

• Campeonato Municipal de Futebol de Campo (Zona Rural e Urbana): Realizado anualmente, esse campeonato é uma tradição que une a comunidade em torno do esporte.
  • Doações de Uniformes e Bolas: Foram doados 20 jogos de uniformes e bolas para as equipes participantes dos campeonatos, incentivando a prática esportiva.
  • Copa Porangatu de Futebol de Campo e Campeonato Municipal de Futsal: Esses eventos fortalecem o esporte local e revelam novos talentos.
  • Jogos de Carnaval: Com modalidades como futebol de areia, vôlei de areia e handbeach, esses jogos trazem diversão e atividade física durante o período festivo.
  • Quadrangular de Voleibol Municipal e Copa Regional de Voleibol: Promovem a integração regional e o intercâmbio esportivo entre diferentes cidades.

PARTICIPAÇÕES E AMISTOSOS

Os times de Porangatu têm participado de diversas competições regionais e estaduais, como a Copa Inhumas/GO de Voleibol, a Liga Goiás de Futsal e os Jogos de Voleibol de Jussara/GO. Esses eventos são oportunidades importantes para os atletas locais se destacarem e ganharem experiência.

MANUTENÇÕES E REFORMAS

A infraestrutura esportiva do município também recebeu atenção especial:

• Reforma da Quadra de Esportes do Povoado Linda Vista (Barreiro) e do Estádio Municipal Deolino Franco de Souza: Com um investimento de mais de um milhão de reais, essas reformas são essenciais para oferecer espaços de qualidade para a prática esportiva.
  • Manutenção da Pista de Atletismo e do Campo Galileia: Garantindo que esses locais estejam sempre em boas condições para uso.
  • Construção da Quadra de Esportes do Sete Ranchos: Atualmente em fase de execução, essa nova quadra será um importante ponto de encontro para os esportistas locais.

APOIOS E INCENTIVOS

A Secretaria Municipal de Esportes tem oferecido apoio e incentivo a diversos clubes e eventos, como o PAC, o Vila Nova Porangatuense, o Campeonato da Amizade, os Jogos Estudantis e os eventos de motocross. Essas ações visam fomentar a prática esportiva em todas as suas formas, integrando diferentes segmentos da comunidade.

Em entrevista, a prefeita Vanuza Valadares destacou a importância dessas iniciativas: “O esporte é uma ferramenta poderosa para promover a saúde, a integração e o desenvolvimento social. Estamos investindo em infraestrutura e programas que incentivem a prática esportiva em todas as idades.”

O secretário de Esportes, Arnaldo Lago, também comentou sobre as ações da pasta: “Nosso objetivo é proporcionar mais oportunidades para que todos possam praticar esportes. As reformas, construções e a distribuição de materiais esportivos são fundamentais para criar um ambiente propício ao desenvolvimento dos nossos atletas e ao lazer da nossa população.”

Essas ações refletem o comprometimento da Prefeitura de Porangatu e da Secretaria Municipal de Esportes em promover o esporte como um instrumento de transformação social e melhoria da qualidade de vida. A comunidade é convidada a participar e apoiar essas iniciativas, contribuindo para um Porangatu mais ativo e saudável.