No mês de novembro, em todo o mundo, são realizadas ações de combate ao câncer de próstata, na Campanha Novembro Azul. Em Porangatu, a prefeitura iniciou a programação na manhã desta segunda-feira, na Secretaria de Assistência Social, com uma palestra sobre “Prevenção contra o Câncer de Próstata”.
O encontro, realizado na Assistência Social, com o apoio da turma do 10º período de Farmácia da FNG, abriu as ações do mês do “Novembro Azul”, que tem como objetivo conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, que atualmente é o segundo mais comum em homens no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O Pastor Marcelo trouxe uma mensagem para os presentes e fez uma oração especial pela vida dos homens para Deus abençoar cada um dando forças e saúde para todas as batalhas vivenciadas no dia a dia. Na sequencia, os presentes receberam informações importantes sobre os exames realizados para a prevenção da doença, como o PSA e o toque retal, sobre os principais sintomas do câncer de próstata e ainda sobre o tratamento.
A palestra foi ministrada pelo Mestre e Biomédico Luiz de Pádua, que tirou as dúvidas dos participantes ao final da palestra. O prefeito Pedro Fernandes destacou a campanha como um momento crucial de reflexão. “Temos que trabalhar para que o Novembro Azul seja um mês dedicado não apenas à prevenção dessa doença, mas que promova também a conscientização sobre outros temas voltados à integralidade da saúde do homem”. A Secretária de Assistência Social disse sobre a importância da prevenção. “Quem se preveniu diminui muito as chances de adquirir o câncer de próstata, mas para isto é necessário antes de tudo informação”. Também é fundamental que as pessoas deixem o preconceito de lado.
Após o encerramento da palestra foi sorteado brindes e servido um café da manhã para os presentes no local. Participaram também do evento os secretários municipais, Ivan Junior – Finanças de Administração, Michael Porto – Compras, Márcio Gleic – Turismo e Meio Ambiente, Júlio Tófolo – Agricultura e Januária Sirqueira – Educação e Cultura.