Notícias
Após uma pausa em razão da Pandemia de Covid-19, o carnaval de rua de Porangatu está de volta.
Consagrado no passado como um dos melhores do Estado, o carnaval porangatuense atraía pessoas de diferentes regiões para se divertir às margens da Lagoa Grande nos dias de festa. A edição deste ano será promovida através de uma parceria público-privada.
A programação conta com artistas nacionais e regionais que devem agradar ao público e manter o folião na praça de shows até o nascer do sol. Toda programação acontece na Av. Brasília, na Orla da Lagoa Grande. Confira:
SEXTA
21:00 Escolha Da Rainha e Princesa do Carnaval
23:00 Show Bruninho Costa
Dj Residente
02:00 Jefferson Morais
03:30 Dj Residente
SÁBADO
15:00 Som Automotivo Batucão / Encontro Náutico / Dj Residente
21:00 Show Rogerinho Show
00:00 Gustavo Moura E Rafael
02:00 Dj Local Marcos Rv
DOMINGO
18:00 Matinê
Cia Caravana Da Alegria
Percussão Scfv
Banda Municipal Silvio De Brito
Pedrinha / Ismael Alves
21:00 Dj Residente
22:00 Show Arrochamba
01:00 Show Ph E Michel
03:00 Dj Residente
SEGUNDA
17:00 Som Automotivo Batucao / Dj Residente
21:30 Deh Moreno
Dj Residente
01:00 Maristela Müller
03:00 Dj Residente
O carnaval de Porangatu surgiu em meados dos anos 60 na rua Dunga, e ao longo dos anos foi se modernizando.
Com a criação de blocos como o Jiboia, formado por alunos de outras cidades, o Mata-cobra – outro bloco – foi formado por porangatuenses que mantinham com os primeiros uma certa rivalidade saudável. O bloco Galinha das Seis e Meia, também formado por pessoas de Porangatu faz parte da história da folia do norte do Estado e que deve ser resgatado, segundo a secretária municipal de cultura Dayane Cecci.
Este ano é a retomada, conta a secretária, que adianta que o objetivo é atrair visitantes e movimentar a economia local, mas, “temos projetos em andamento para manter a história e tradição do carnaval porangatuense, que tem espaço para todos os ritmos”, conclui.
A participação dos blocos, neste ano, deve ocorrer em menor proporção, mas suas histórias permanecem na memória da população e inspiram a nova geração a seguirem seus passos.
A prefeita Vanuza Valadares, também lembra que o investimento em cultura retorna para o município. “Para cada real investido, cerca de 1 real e cinquenta e quatro centavos retornam para a economia local” explica a prefeita. Em quatro dias de festa o setor de bebidas e alimentação fica bastante movimentado, mas, não se restringe a eles. “Hotéis, restaurantes, lojas de roupas e até farmácias estão na cadeia produtiva de um evento que faz parte do calendário festivo de nossa cidade”, conclui Vanuza Valadares, que garante que o município está preparado para acolher a todos que vierem para o evento.
Prefeitura de Porangatu, Gestão Novos Tempos!