A Prefeitura de Porangatu, em parceria com a empresa Sallo, realizou nesta sexta, 10 de janeiro, o lançamento do Curso de Capacitação de Corte e Costura da empresa SALLO. O evento, realizado no auditório do SENAC Porangatu, contou com a presença da prefeita Vanuza Valadares, do CEO da empresa Sallo, Marcos Antônio, dos vereadores Edmilson Andrade, Marcio e Odair Amorin, secretários municipais e do presidente da ACIAP, Fabrício Almeida, além das futuras costureiras que expressaram a importância da iniciativa.

Este projeto inovador tem como objetivo criar oportunidades de emprego e fomentar o desenvolvimento econômico da região. Inicialmente, 30 participantes, entre homens e mulheres, serão capacitados durante o curso, que terá duração média de três meses. Após a conclusão, os formandos estarão habilitados para atuar em uma extensão da empresa Sallo que será instalada na cidade, consolidando Porangatu como um futuro polo de confecções. Outras turmas serão formadas posteriormente.

Esta iniciativa faz parte do compromisso da Prefeita Vanuza Valadares e Câmara Municipal, que desde o ano passado tem buscado parcerias estratégicas com grandes empresas para capacitar a mão de obra local e ampliar a oferta de empregos na cidade. “Hoje é um dia de celebrações e compromisso com o futuro de Porangatu. Estamos criando oportunidades reais para nossa população, capacitando nossos cidadãos e, ao mesmo tempo, estabelecendo nossa cidade como um polo de confecções. Esse projeto, que visa a qualificação profissional, é um reflexo do nosso trabalho conjunto com a Câmara de Vereadores e com grandes empresas que acreditam no nosso potencial.”, finaliza a prefeita.

O CEO da Sallo, Marcos Antônio, também reforçou o impacto positivo da parceria com o município. “Nosso objetivo é não apenas fornecer conhecimento técnico, mas também abrir portas para o mercado de trabalho local. Ao capacitarmos esses 30 participantes, não estamos apenas formando profissionais experientes, mas também oferecendo uma oportunidade concreta de inserção no mercado da moda, com a instalação de uma unidade do Sallo aqui em Porangatu.”

Fabrício Almeida, presidente da ACIAP, ressaltou que uma parceria entre a Prefeitura e a empresa é um modelo a ser seguido. “Este projeto é uma demonstração clara de como parcerias entre poder público e iniciativa privada podem transformar a realidade de uma cidade. A capacitação oferecida fortalece a economia local e garante um futuro melhor para todos.”

Para os participantes do curso, a oportunidade de qualificação é vista como um divisor de águas. Cleonita Carvalho, uma das costureiras do projeto, compartilha sua emoção. “Nunca imaginei que teria uma chance como essa. Hoje, eu vejo um futuro cheio de possibilidades. Esse curso vai me ajudar a realizar meu sonho de trabalhar na área e contribuir para o crescimento da cidade.”

MAIS OPORTUNIDADE

As inscrições para o curso ainda estão abertas e os interessados podem deixar o currículo no SINE do Vapt Vupt. Não é necessário ter experiência anterior, o que torna a oportunidade ainda mais inclusiva, permitindo que homens e mulheres de diferentes realidades se qualifiquem para um novo mercado de trabalho.