CRAS VOLANTE LEVA SERVIÇOS ESSENCIAIS À COMUNIDADE DE AZINÓPOLIS

A Prefeitura de Porangatu, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou mais uma edição do projeto CRAS Volante, desta vez, no povoado de Azinópolis na última quinta-feira, 18. A iniciativa, que visa levar serviços essenciais às comunidades mais distantes, atendeu moradores de Azinópolis e região com uma variedade de atividades e atendimentos.

SERVIÇOS OFERTADOS

Os moradores tiveram acesso a uma série de serviços importantes, incluindo:

• Atualização do Cadastro Único: Um processo essencial para a manutenção e atualização dos dados das famílias beneficiárias de programas sociais.
  • Ficha Social: Coleta de informações detalhadas sobre as condições de vida e necessidades das famílias da comunidade.
  • Roda de Conversa com Psicóloga: Espaço para diálogo e orientação psicológica, promovendo o bem-estar mental dos participantes.
  • Bazar Solidário: Distribuição de roupas e outros itens doados, ajudando a suprir necessidades básicas da população.
  • Entretenimento para Crianças: Atividades lúdicas e recreativas que proporcionaram momentos de diversão e aprendizagem para as crianças presentes.
  • Consulta Médica: Atendimento clínico para avaliação e orientação sobre saúde geral.
  • Pesagem para o Bolsa Família: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, um dos requisitos para a manutenção do benefício.
  • Vacinação: Atualização do calendário vacinal, protegendo a comunidade contra diversas doenças.
  • Atendimento Odontológico para Crianças do Bolsa Família: Avaliação e cuidados dentários para garantir a saúde bucal dos pequenos.
  • Triagem de Enfermagem: Verificação de sinais vitais e orientação sobre cuidados de saúde.

IMPACTO NA COMUNIDADE

A realização do CRAS Volante em Azinópolis trouxe inúmeros benefícios para a comunidade local. “Aproximar os serviços da população que vive em áreas mais afastadas é fundamental para garantir a inclusão social e a promoção de saúde e bem-estar,” afirmou Laryssa Valadares, Secretária de Assistência Social. A presença dos profissionais de saúde e assistência social no local permitiu que muitas famílias resolvessem questões importantes sem a necessidade de se deslocarem até a cidade, o que muitas vezes é um desafio.

Além dos atendimentos, a iniciativa também fortaleceu o senso de comunidade e solidariedade entre os moradores. O Bazar Solidário, por exemplo, não apenas distribuiu roupas, mas também reforçou a importância do compartilhamento e da ajuda mútua em tempos difíceis.

Moradores expressaram gratidão pela ação. “Foi muito bom ter esses serviços aqui perto de casa. Consegui atualizar meu cadastro e ainda levar meus filhos para consulta e vacinação,” comentou Maria da Silva, residente de Azinópolis.

A Prefeitura de Porangatu já planeja novas edições do CRAS Volante, com a intenção de atender outras comunidades da região que também necessitam desses serviços. “Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos da população, entendendo suas necessidades e oferecendo o suporte necessário,” destacou Sabrina Ribeiro Secretária de Saúde.

Um agradecimento especial foi direcionado à Orcidéia, moradora e comerciante de Azinópolis, que garantiu a alimentação da equipe volante, demonstrando o espírito de cooperação e apoio que caracteriza a comunidade local.

O sucesso da ação em Azinópolis reafirma o compromisso das Secretarias de Assistência Social e Saúde com a promoção de um atendimento inclusivo e acessível para todos os cidadãos de Porangatu.