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  • ESCOLA MUN. EUZÉBIO MARTINS DA CUNHA

    Neide Moura

    Telefone: 62 3362-5049

    E-mail: [email protected] / [email protected]

    Endereço: Avenida Floriano Peixoto, n° 576, Centro

    Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta 07h30 às 11h e das 13h às 17h30

    Competências

    Todos nós sabemos do papel da escola em formar cidadãos completos, capazes de influenciar o meio em que vivem. Ao longo da vida escolar, o aluno adquire conhecimento e desenvolve habilidades sociais. Para aqueles que são educadores, é essencial conhecer quais são as 10 competências gerais da educação básica segundo o MEC e a BNCC. Afinal, professores e gestores têm grande importância na educação dos alunos.

    Pensando nisso, neste texto, listaremos as 10 competências gerais para que você tenha conhecimento sobre cada uma delas e possa aplicá-las em seu dia a dia como educador. Boa leitura!

    1. Conhecimento

    O conhecimento é a competência do aluno em compreender e utilizar o aprendizado sobre o mundo social, cultural, digital e físico. Na educação básica, os estudantes entram em contato com diversos assuntos com o objetivo de compreender a realidade em que vivem. Por isso, é importante que os professores e demais profissionais da escola apresentem os fatos, auxiliem na busca por informações, estimulem aquisições e habilidades linguísticas, por exemplo.

    Com essas diferentes competências, os alunos poderão promover mudanças na sociedade.

    2. Pensamento crítico, científico e criativo

    O pensamento crítico é estimulado pela reflexão acerca do universo em que o aluno se insere. Essa competência é fundamental para o seu desenvolvimento como cidadão, já que fazer uma análise crítica de questões sociais, por exemplo, ajuda na busca por soluções e colabora para a formação de um profissional mais consciente e atuante.

    Além do pensamento crítico, o estímulo ao raciocínio científico e criativo também está presente no conjunto de competências estabelecidas pelo MEC e pela BNCC. É importante que o aluno use a imaginação durante o período escolar e tenha acesso ao conhecimento científico das mais diversas áreas.

    3. Senso estético

    A estética é um elemento organizador do espaço e do pensamento criativo. A arte pode estar associada ao prazer e à fruição do belo, mas também é produto da racionalidade e refere necessariamente conexões lógicas. O desenvolvimento do senso estético envolve a capacidade de captar e produzir manifestações culturais e artísticas. O aluno, durante a educação básica, deve ter contato com teatro, cinema, artes plásticas, entre outros. Assim, os estudantes entenderão a importância da arte e outras manifestações culturais.

    4. Comunicação

    O professor pode incentivar o uso de diferentes formas de comunicação e linguagem. É importante que o aluno expresse sentimentos, opiniões e ideias. Com isso, o ambiente escolar será um local de compartilhamento de conhecimento.

    Além disso, o aluno entra em contato com diferentes tipos de linguagem, aumentando cada vez mais a habilidade da comunicação.

    5. Argumentação

    O aluno que é incentivado a argumentar e opinar sobre questões sociais tem um senso de coletividade maior. É importante que os estudantes sejam estimulados a defender suas próprias ideias e, principalmente, compreender de que forma fazer isso, tolerando e respeitando a opinião de outros.

    Deseja-se que os alunos argumentem e defendam suas opiniões, promovendo uma consciência mais ética e socioambiental.

    6. Cultura digital

    Entender e utilizar da melhor forma possível os recursos tecnológicos é essencial durante a educação básica. A inserção responsável de tecnologias no ambiente escolar tem por objetivo inicial facilitar o acesso dos alunos a informações.

    E, para além do consumo de informações, o aluno pode aprender a se comunicar por meio da tecnologia e valer-se de ferramentas e aplicativos para produzir informação.

    Promover o uso de mídias e plataformas digitais como meio de comunicação, expressão e compartilhamento de conhecimento é fundamental na busca de resoluções de problemas.

    7. Autogestão

    Desde cedo, é importante incentivar o pensamento ético e sustentável para que a criança cresça fortalecida e consiga contribuir para o progresso da sociedade de forma positiva.

    Saber fazer escolhas e usar a liberdade para construir um projeto de vida, com intenções e aspirações. A autogestão é a capacidade de tomar decisões com responsabilidade, autonomia e consciência crítica, levando em conta as consequências de decisões pessoais na esfera coletiva.

    O aluno desenvolverá resiliência para enfrentar situações que surgirão já na idade escolar, gerando resultados positivos também para a vida adulta.

    8. Autoconhecimento e autocuidado

    Ter autoconhecimento é importante para entender-se como parte do mundo e compreender a diversidade de personalidades e características presente na sociedade. Além disso, saber reconhecer as emoções pessoais e respeitar as atitudes e sentimentos de outros com quem convive.

    O autocuidado está relacionado com a forma de cuidar do corpo, da mente e das emoções, da melhor forma possível. Essa competência também envolve a capacidade da autocrítica, buscando melhorias contínuas.

    Outro ponto a ser desenvolvido é a habilidade de lidar com a pressão de grupos para manter um convívio saudável com outros.

    9. Empatia e cooperação

    O respeito e a empatia são atitudes primordiais para um bom convívio social. A escola pode incentivar a cooperação e o respeito mútuo, quando se dedica a estudar e a respeitar os direitos humanos. Também é importante compreender a liberdade de outros quando fazem escolhas e tomam decisões próprias.

    Valorizar os grupos sociais e respeitar as diferenças comportamentais de cada um deles é uma competência importante a ser ensinada no ambiente escolar. Instigar os alunos a conhecerem e entenderem as diferenças, sem preconceito ou intolerância.

    Já a capacidade cooperar é desenvolvida por meio de atividades em grupos e na habilidade de resolver problemas e conflitos.

    10. Autonomia

    A autonomia está ligada à competência de fazer escolhas e também à responsabilidade de assumir as próprias escolhas e atos. O incentivo, desde criança, ao desenvolvimento dessa habilidade é essencial para o fortalecimento do processo democrático. Indivíduos competentes e dotados de pensamento crítico serão capazes de agir com ética, estética e responsabilidade social.

    As 10 competências gerais da educação básica segundo o MEC e a BNCC são relevantes para o bom convívio ao longo dos anos escolares, e para toda a vida. Isso significa que o cuidado no desenvolvimento dessas habilidades já no ensino básico tornará nossas crianças e jovens, indivíduos mais preparados para a vida adulta e para a consolidação de uma cultura democrática. Conceitos como empatia, cooperação e pensamento crítico são essenciais para que os estudantes adquiram uma consciência de coletividade, respeito e autonomia.

    Colocando em prática o ensino dessas competências nas escolas, a aprendizagem seguirá um padrão voltado para o bem-estar de todos os indivíduos.

    Agora que você já conhece as 10 competências propostas pelo MEC e pela BNCC, entre em contato com a gente e conheça os métodos de educação socioemocional, que melhoram os índices de aprendizagem e desenvolvimento do aluno!