Darlem Miranda, secretária municipal de saúde, ao lado de Vanuza Valadares, prefeita de Porangatu.

A Prefeitura de Porangatu realizou na tarde de sexta-feira, uma coletiva de imprensa para apresentar as novidades no atendimento do sistema de saúde de Porangatu. A partir de novembro, o HCamp de Porangatu será configurado para funcionar como Hospital Municipal – Anexo 2, de alta complexidade.

A UPA, na região do Jardim Brasília, passa a se chamar Hospital Municipal – Anexo 1 e será a unidade de saúde de pronto atendimento e urgências. Casos que necessitarem de internação ou intervenções de maior complexidade, serão encaminhados para o Anexo 2, no Setor Santa Luzia (onde hoje é o HCAMP).

Essas alterações são possíveis graças a diminuição dos casos de Covid-19 no município e que necessitam de internação. “Para vocês terem uma ideia,  HCamp está, hoje, com apenas um paciente internado”, pontuou a secretária municipal de saúde Darlem Miranda, que junto de sua equipe técnica apresentou detalhes destas novidades.

Os leitos de UTI’s instalados no município permanecerão funcionando para atender pacientes que serão regulados pela Secretaria Estadual de Saúde. Eles atenderão pacientes da região norte de Goiás e permitirão também que o hospital retome as cirurgias eletivas que estavam paralisadas por conta da pandemia. “São cerca de 400 cirurgias paradas que agora serão retomadas pelo Anexo 2”, anunciou a secretária.

A permanência das UTIs em Porangatu são frutos dos esforços e conversas da prefeita Vanuza Valadares junto ao governador de Goiás e órgãos de Saúde. A prefeita também participou da coletiva e apresentou ainda outros benefícios dessas mudanças: “agora, passamos a ter três raios-x funcionando na rede municipal de saúde: um no anexo 1, que hoje é a UPA, outro no anexo 2 e um terceiro que é móvel, normalmente utilizado em UTIs, quando não é possível movimentar o paciente”, destacou a prefeita. Os detalhes foram explicados pelo Dr. Valona, responsável técnico pelo hospital.

Vanuza Valadares – prefeita

“Agora, passamos a ter três raios-x funcionando na rede municipal de saúde

Vanuza Valadares – prefeita

No anexo 2 do Hospital Municipal, uma ala funcionará como uma central de diagnósticos por imagem: tomógrafo, raio-x, ultrassom e eletrocardiograma são equipamentos que compõe este centro e já está pronto para funcionar. Parte dos laudos será feitos na modalidade de tele medicina, por empresa especializada.

Outras novidades anunciadas na presença da prefeita Vanuza Valadares foram as novas especialidades que passam a fazer parte da lista de serviços públicos em saúde oferecidos pelo município de Porangatu. Cirurgias oftalmológicas, como de catarata, serão ser feitas no Hospital Municipal e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia. Também serão feitas cirurgias ortopedias. “O município já tem todo o quadro de profissionais necessários para atender essas demandas e, em breve, a população contará com esses atendimentos.”

Vanuza Valadares – prefeita

A secretária de saúde também contou que o município criou um sistema interno de regulação e busca parceria com municípios vizinhos. Existe uma parte da demanda atendida em Porangatu que são de pacientes de outras cidades, então, a ideia é regular esses atendimentos eletivos aceitando aqueles que compactuam com nossa cidade. Mas ela afirma: “somos porta aberta. Nenhum atendimento de emergência será negado a ninguém, independente de onde seja o paciente.”

Darlem Miranda – Secretária de Saúde

Darlem Miranda – Sec. Mun. Saúde

As novidades no atendimento da Saúde de Porangatu trazem inúmeros benefícios. A população conta agora com duas grandes unidades de saúde que farão consultas ambulatoriais, atendimentos de urgências, emergências e alta complexidade. Tendo dez leitos de UTIs no município, encerra-se décadas de “ambulancioterapia”, quando pacientes críticos precisavam ser levados para Anápolis ou Goiânia. É uma nova era na saúde municipal.

PACIENTES COM COVID

Os pacientes com Covid-19, que necessitarem de internação hospitalar serão encaminhados para Uruaçu, que centralizará esta especialidade de atendimento na região. No Hospital Municipal – Anexo 1, existirá uma Ala exclusiva e isolada para atendimentos Covid-19. Ele vai atender aquele paciente que necessite passar um período tomando alguma medicação ou aqueles com suspeita que aguardam diagnóstico ou transferência para a unidade de referência.

Esta ala tem uma entrada exclusiva e não terá contato com pessoas que buscam  atendimento por  outros motivos. “A unidade do anexo 1, no Jardim Brasília possui 4 entradas diferentes justamente para ter essa possibilidade de isolamentos”, conta um dos membros da equipe técnica da secretaria de saúde.