As atividades em comemoração ao aniversário de 73 anos de emancipação política de Porangatu começaram pela manhã com a celebração de uma missa na igreja matriz Nossa Senhora da Piedade. A prefeita Vanuza Valadares acompanhada do vice-prefeito Capitão Pires e de integrantes do governo municipal participaram do evento religioso. “Começamos nosso dia especial agradecendo a Deus pelas bênçãos alcançadas e pedindo sabedoria pra seguirmos nossa caminhada de transformar nossa cidade em um lugar próspero e abençoado”, comenta Vanuza.

O segundo compromisso do dia foi realizado no Centro Cultural de Porangatu. A programação cultural contou com um momento cívico de hasteamento das bandeiras do País, Estado e do Município, apresentado por integrantes da banda municipal maestro Silvio de Brito. O grupo de percussão realizou uma apresentação embalando um ritmo bem animado com músicas de referência à nossa cidade. Os alunos de teatro do Centro Cultural também promoveram uma apresentação cênica para os convidados. Um dos momentos marcantes do evento foi a soltura de balões brancos na lagoa grande, em homenagem às 151 vítimas da COVID19 em nosso município, desde o início da pandemia.

A prefeita e participantes da cerimônia conheceram as novas instalações do Centro Cultural que agora conta com salas adaptadas para atividades artístico culturais que juntamente com o SCFV – Serviço de Convivência e a Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social oferecem oficinas nas áreas de dança, artes plásticas, teatro, música além de atividades esportivas e educativas.

Em seguida Vanuza e Capitão Pires, acompanhados da Secretária de Cultura e Turismo Dayane Cecci e equipe da gestão, reinauguraram a Biblioteca Municipal Dra Ana Braga, ex deputada estadual e primeira dama do município responsável por inaugurar a primeira biblioteca da cidade, em 1976. O novo espaço literário que priorizou a preservação da estrutura arquitetônica de um antigo casarão da época do descobrimento da cidade também é um resgate à memória cultural de Porangatu que estava esquecida e pouco valorizada. A biblioteca fica situada no setor Nossa Senhora da Piedade na praça da antiga matriz.

Durante o dia também teve passeio ciclístico e competições esportivas de atletismo, futevôlei e futebol de campo com premiações aos participantes que abrilhantaram o evento festivo da cidade. A programação ainda deve contar com a apresentação do terceiro episódio da série  Redescobrindo o Descoberto que relata a história do município desde sua criação. O documentário está sendo transmitido na TV Serra Azul ás 18h30 e também no Instagram @culturaporangatu e Youtube da Prefeitura de Porangatu.  As atividades comemorativas do aniversário da cidade encerram as 19h30 com um culto de ação de graças na catedral das Assembleias de Deus.

Fonte: SECOM/Prefeitura de Porangatu