A prefeitura de Porangatu inaugurou hoje a reforma e ampliação da Escola Municipal Euzébio Martins da Cunha, ocorrida hoje, 14 de junho. A obra, avaliada em R$ 3.700.000,00 (dois milhões e setecentos mil reais), visa proporcionar um ambiente seguro, espaçoso e confortável para alunos e servidores.

Fundada em 1984, a Escola Municipal Euzébio Martins da Cunha passou por sua última reforma em 2017. No entanto, problemas crônicos como goteiras no telhado, desníveis no piso, pintura danificada, banheiros antiquados e a falta de instalações adequadas para pessoas com deficiência (PCD) e para a educação infantil persistiam ao longo dos anos.

Atualmente, a Escola Municipal Euzébio Martins da Cunha abriga 24 turmas, atendendo desde a educação infantil até o ensino fundamental I e II, do jardim ao 9º ano. A conclusão desta obra representa um marco importante para a educação no município de Porangatu, garantindo um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos alunos.

UMA NOVA ESCOLA

Com a conclusão da reforma, a unidade escolar foi submetida a uma série de melhorias significativas, incluindo a ampliação da coordenação, a construção de uma biblioteca, a expansão de três salas de aula, a modernização dos banheiros, a construção de instalações sanitárias infantis e para PCD, além da construção de um depósito.

Ademais, a escola recebeu uma nova fachada, teve seu telhado substituído por uma estrutura metálica, passou por pintura, teve o piso renovado com granitina, as salas foram climatizadas e toda a parte elétrica foi substituída, incluindo a instalação de um transformador. Sistemas de drenagem de águas pluviais, acessibilidade e combate a incêndios também foram implementados.

MAIS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Além dessas melhorias, é importante ressaltar que a educação do município de Porangatu já recebeu investimentos significativos, ultrapassando a marca de dez milhões de reais. Esses investimentos incluem a aquisição de uniformes, móveis e utensílios escolares, como carteiras e móveis, cozinhas equipadas, materiais escolares, ônibus escolar para a zona rural, pagamento de progressões aos professores, além de reformas e ampliações das unidades escolares.

Só esta semana, a prefeitura, por meio da secretaria de educação, entregou obras de melhorias e assinou ordens de serviço para o lançamento de reformas, manutenção e ampliação de mais de 15 unidades escolares, entre escolas e creches da rede municipal de educação, totalizando um investimento em torno de 3 milhões de reais.

DEPOIMENTOS

A prefeita Vanuza Valadares destacou a importância da obra para a comunidade: “É com imensa alegria que inauguramos hoje a reforma e ampliação da Escola Municipal Euzébio Martins da Cunha. Esse investimento reflete nosso compromisso com a educação de qualidade para nossas crianças e jovens, proporcionando um ambiente adequado e motivador para o aprendizado.”

O professor Geraldo, que trabalha há 15 anos na Escola Euzébio, expressou sua satisfação com as melhorias: “Acompanhei de perto os desafios que enfrentamos com a infraestrutura antiga. Ver a escola transformada dessa maneira é emocionante. Essas mudanças representam não apenas um espaço mais bonito, mas também mais funcional e seguro para nossos alunos.”

A aluna Samara Rodrigues, visivelmente empolgada, compartilhou suas expectativas: “Estou muito feliz com a nova escola! As salas são bonitas, tem ar-condicionado e até uma biblioteca nova. Mal posso esperar para usar tudo isso e aprender ainda mais.”

*PREFEITURA DE PORANGATU*

SECOM