Porangatu chegou a registrar 43°C com a forte onda de calor que tem atingido o norte de Goiás nas últimas semanas, diminuindo assim a umidade do ar e colocando em alerta a população.

Com o intuito de amenizar o mal-estar e a exaustão relatados por alunos e professores da rede municipal de ensino em virtude do calor, a secretaria de educação decretou no último dia 14, através da portaria 001/2022, o encerramento vinte e cinco minutos antes do horário determinado nas Diretrizes, dos turnos das aulas em todas as unidades escolares jurisdicionadas ao Sistema Municipal de Ensino.
Portanto, altera-se para 11:00 horas o horário de liberação dos alunos do turno matutino e para 17:00 horas a liberação do turno vespertino.

A exaustão pelo calor é uma forma mais branda de doença relacionada ao calor que pode se desenvolver após vários dias de exposição a altas temperaturas e reposição inadequada ou desequilibrada de fluidos. Os mais propensos à exaustão pelo calor são os idosos, bebês, crianças e aqueles que apresentam pressão alta ou baixa, e também os indivíduos que trabalham ou se exercitam em um ambiente quente.

Dito isso, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde recomenda o aumento da ingestão diária de líquidos como água, sucos, chás gelados, isotônicos e água de coco para a população em geral.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas para não correr um quadro de desidratação e consuma alimentos leve e fracionada incluindo verduras, legumes e frutas no decorrer do dia.