Entre 1º e 4 de junho, o festival programa 14 espetáculos nacionais e regionais de teatro, dança e circo, além de workshop e oficinas gratuitas

A Cia de Comédia Os Melhores do Mundo (DF) traz seu mais recente espetáculo para a décima oitava edição do TeNpo – Mostra de Teatro Nacional de Porangatu. Entre 1º e 4 de junho, o festival de artes cênicas programa 14 grupos nacionais e regionais de teatro, da dança e do circo, além de workshop e oficinas. A programação é gratuita e será divulgada ainda esta semana.

O TeNpo 2023 é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria da Retomada, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), e conta ainda com a Prefeitura de Porangatu, Goiás Social e Academia Esparta como parceiras.

Com 28 anos de carreira, a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo só interrompeu os trabalhos durante a pandemia da covid-19. Inspirador de artistas interessados no teatro de humor, o grupo tem muita história para contar. “Contando ninguém acredita” surge da reunião de algumas situações cômicas vivenciadas pela trupe em turnês realizadas pelo Brasil, Europa e Estados Unidos.

Neste novo espetáculo, de maneira leve e divertida, o trio Jovane Nunes, Victor Leal e Adriano Siri busca despertar o riso apresentando cinco esquetes inéditas. O stand-up também inclui os quadros mais conhecidos do repertório do grupo, como o Sargento Deny (do espetáculo “Notícias Populares”) em uma nova aventura, o Tio Olegário (do espetáculo “Misticismo”) e uma visão muito inusitada de “Hamlet”, de William Shakespeare.

A Cia de Comédia Os Melhores do Mundo é um grupo teatral cômico de repertório que surgiu em 1995, em Brasília. De lá pra cá, a trupe produziu mais de 20 espetáculos autorais. Todos eles escritos, dirigidos e encenados por seus integrantes, também experientes na criação de textos para outros coletivos como o Porta dos Fundos e sitcoms brasileiras como Família Paraíso, Chapa Quente e Sai de Baixo. (Conheça abaixo o perfil dos comediantes que integram o elenco de “Contando ninguém acredita”).

Regionais

Outros 12 espetáculos cênicos produzidos em Goiás estão pautados, com destaque para a Cia de Teatro Nu Escuro, Circo Lahetô, Giro8 Companhia de Dança, Cia. Teatral Martim Cererê, entre outros. A partir da parceria entre o Governo de Goiás e a UFG, a curadoria do TeNpo propõe uma programação que contempla a formação de público e o fortalecimento de redes produtivas entre grupos e artistas nacionais e regionais.

A qualificação profissional na cadeia produtiva das artes cênicas também tem força na Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, com oficinas ministradas pela atriz Nay Fernandes (SP), pelo cineasta e diretor de arte Benedito Ferreira (GO), pelo ator Leonardo Miggiorin (SP) e pela atriz e arte educadora Juliana Mado (GO). Confira a programação completa das atividades formativas gratuitas no site mostratenpo.cultura.go.gov.br onde as inscrições podem ser realizadas até 26 de maio.

Conheça Os Melhores do Mundo

ADRIANO SIRI

Carioca residente em Brasília desde 1980, formou-se arquiteto pela UnB, foi da música, fez cinema, é locutor e dublador, palestrante, escreve livros infanto-juvenis. Contratado pela TV Globo, foi professor do Malhação e participou de inúmeros outros programas da emissora. No teatro, foi parar no grupo A Culpa é da Mãe, em 1995, com essa turma que está aí até hoje e que, a partir de sua entrada, tornou-se a Cia de Comédia Os Melhores do Mundo.

JOVANE NUNES

Goiano, é formado em artes cênicas pela UnB. Entrou no grupo em 1994, escrevendo e atuando. Como contratado da Rede Globo, participou de várias produções, como ator e roteirista. Atualmente, é contratado do Multishow. Como autor, tem três livros publicados “A outra história do Brasil”, “A Escrava Isaura e o Vampiro” e “Schumacher, Eusébio, Nelson Ned e a Perna do Anderson Silva”.

VICTOR LEAL

É administrador de empresas formado pela UnB. Ingressou no grupo em 1994, escrevendo e atuando. Roteirista do Multishow, participou como ator em inúmeros programadas de TV e em 13 longas-metragens. Além disso, atua e escreve para o Porta dos Fundos, um dos mais conhecidos canais do Youtube no Brasil.