O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Porangatu foi palco hoje da terceira edição da Pamonhada, evento já consolidado no calendário da cidade que promove a integração comunitária e o lazer. Organizado pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o CRAS, o encontro tem como foco as famílias atendidas pelo Programa de Atenção Íntegra às Famílias (PAIF), grupo de idosos, e familiares dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, além de abrir as portas para toda a comunidade participar.

Esta edição contou com uma programação diversificada, iniciando com um café da manhã animado por música ao vivo, seguido de um almoço especial, culminando com um lanche da tarde dedicado à degustação das pamonhas, uma expressão genuína da cultura e tradição local. As pamonhas, carro-chefe do evento, tiveram seu ingrediente principal, o milho, doado por empresários da cidade, em um gesto de generosidade e apoio à iniciativa.

A Pamonhada tem se destacado como uma importante ferramenta de inclusão social e fortalecimento dos laços comunitários, além de promover a cultura local por meio de uma de suas mais tradicionais receitas. A escolha pela pamonha como símbolo do evento não é ao acaso; ela representa a riqueza cultural e a importância da agricultura local, além de fomentar a economia da região com a valorização dos produtos locais.

Além do sabor e da confraternização, o evento é uma oportunidade para que as famílias beneficiadas pelos programas sociais tenham um dia de lazer e alegria, reforçando o compromisso da administração municipal com o bem-estar social. A participação significativa da comunidade e o apoio dos empresários locais reforçam o sucesso da iniciativa, que a cada ano se consolida como um marco na promoção da integração e no fortalecimento dos vínculos comunitários em Porangatu.

A expectativa é que a pamonhada continue a crescer e se tornar um exemplo de como eventos culturais podem ser eficazes na promoção da solidariedade e do engajamento comunitário. A prefeitura de Porangatu e a Secretaria de Assistência Social reafirmam seu compromisso com a promoção de eventos que valorizem a cultura local e fortaleçam a rede de apoio social, garantindo momentos de alegria e união para a população.