A Assistência Social de Porangatu tem promovido durante esse mês de maio a campanha MAIO LARANJA, uma conscientização social que visa alertar sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Entre 2017 e 2020, mais 180 mil jovens sofreram violência sexual no Brasil, uma média de 45 mil casos por ano.

Essa realidade tem que mudar, precisamos proteger nossas crianças e adolescentes, a consequência desse tipo de episódio traumático são adultos que se sentem extremamente constrangidos e angustiados em diversas situações, não podemos permitir esse tipo de situação, disque denúncia, disque 100.

E seguindo essa linha de conscientização, na manhã desta terça-feira, 17, alunos do SCFV juntamente com a assistência social, promoveram uma mobilização no semáforo da cidade, entregando panfletos e conscientizando os transeuntes sobre essa realidade tão triste inserida em nosso meio e muitas vezes invisíveis aos nossos olhos.

Para prevenir esse tipo de situação, a psicóloga Lala Fonseca explica que é preciso manter um diálogo aberto entre as crianças e os pais. “É super importante a gente perceber que a criança quando ela está passando por uma situação dessas ela se torna muitas vezes envergonhada. Ela tem vergonha do corpo, ela tem vergonha de mostrar, ela tem vergonha de expor ou ela tem vergonha de ver. Se antes ela não tinha essa vergonha ou ela não tinha esse retraimento em relação à sexualidade e ela passa a ter, isso já é um sinal de que está acontecendo alguma coisa diferente.”

Não permita esse tipo de situação, disque 100, sua ligação pode salvar uma vida!