PORANGATU SE PREPARA PARA SER UM POLO DE CONFECÇÃO DE REFERÊNCIA COM O PROJETO CINTURÃO DA MODA

A Prefeitura de Porangatu inaugurou na última terça 21/05, o Projeto Cinturão da Moda, uma iniciativa do governo de Goiás destinada a impulsionar o setor de confecções no estado, beneficiando diversas cidades. Este projeto ambicioso visa estabelecer um polo de moda integrado, fortalecendo a economia local por meio do apoio à produção de vestuário e acessórios.

A cerimônia oficial de inauguração foi realizada na sede do projeto que está situado na Rua 14 esquina com a 2.  O evento contou com a presença das seguintes autoridades: presidente da AER44, Lauro Naves, coordenadora Vera Aguiar, secretária de assistência social, Laryssa Valadares, Ewerton Filho analista técnico do SEBRAE, empresária Leia, e a prefeita Vanuza Valadares.

Cinturão da Moda em Porangatu

Atualmente, o projeto conta com uma equipe de 26 costureiras cadastradas de Porangatu, com vagas disponíveis para novos interessados. A Prefeitura fornecerá 16 unidades de máquinas inicialmente, além de investir em capacitação profissional por meio de cursos para a equipe. Foram investidos pelo município mais de 150 mil reais em aquisição de novas máquinas de costura, aparelhos de ar condicionado, mudança da instalação elétrica entre outros. As peças confeccionadas serão direcionadas para abastecer o polo de moda da 44 em Goiânia, assim como o comércio local e regional. A sede do projeto foi uma parceria da empresária Leia e de sua filha Gabriela da Loja Gabiléia, ou seja, a prefeitura não precisa arcar com aluguel.

O Cinturão da Moda em Porangatu promete revigorar a economia local ao atrair investimentos e promover o empreendedorismo no setor de confecções. A implementação do projeto inclui capacitação de mão de obra, investimentos em infraestrutura e a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no segmento de moda. Além disso, busca-se incentivar a inovação e a competitividade das indústrias locais, garantindo maior visibilidade e acesso a novos mercados.

Cinturão da Moda em Goiás

O Projeto Cinturão da Moda, uma iniciativa do Governo de Goiás, já está em execução em mais de 30 municípios goianos. O objetivo é impulsionar a indústria têxtil e de confecção no estado, gerando empregos, qualificando mão de obra e promovendo o desenvolvimento econômico regional. Cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Inhumas, Jaraguá e Goianira já participam ativamente do programa, e agora é a vez de Porangatu.

Desde o início do projeto, mais de 70 mil peças de roupa foram confeccionadas e centenas de empregos foram criados, demonstrando o impacto positivo do Cinturão da Moda na economia de Goiás.

A prefeita Vanuza Valadares enfatizou a importância do projeto: “O Cinturão da Moda é uma oportunidade única para dinamizar nossa economia local. Estamos investindo em capacitação e infraestrutura para que Porangatu se torne um importante centro de moda em Goiás. Com a adesão ao Cinturão da Moda, Porangatu se posiciona como um potencial logístico de moda no estado de Goiás, contribuindo para a geração de empregos e desenvolvimento econômico sustentável na região.”

O presidente da AER44, Lauro Naves, também destacou os benefícios do projeto: “A iniciativa do Cinturão da Moda é fundamental para fortalecer a cadeia produtiva da moda em Goiás. Em Porangatu, teremos a oportunidade de capacitar profissionais, gerar empregos e fomentar a economia local. O apoio do governo e da prefeitura é essencial para que possamos expandir e consolidar o setor de confecções, tornando-o mais competitivo e inovador. Estamos empolgados com o potencial transformador desse projeto e confiantes de que Porangatu se tornará um polo de referência no estado.”