A Prefeitura de Porangatu realizou na manhã desta sexta-feira, 14, mobiliário e equipamentos novos para as escolas municipais e Cei’s.  São 5.100 carteiras e mesas escolares, 100 mesas para professores, 200 cadeiras giratórias,  20 refrigeradores duplex,  65 condicionadores de ar para todas as salas, 20 batedeiras planetárias, 20 liquidificadores industriais, 30 armários, 16 televisores smart de 60 polegadas, 29 computadores, 2 notebooks, 400 colchões, 20 fogões, 15 bebedouros, 7500 uniformes e 12.640 livros que serão utilizados como material pedagógico complementar para alunos dos 4ª, 5ª e 8º anos possam se preparar melhor para as provas que medem o Ideb.

A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora da Piedade (Porantécnica), Sirlania Maria de Borba Ribeiro lembrou que as escolas contavam com mobília defasadas, sem encosto, braços e algumas doadas por outras unidades. Mas, agora, todos terão carteiras novas, confortáveis  e de qualidade. “Não vejo a hora de tirar as carteiras velhas pra gente organizar as salas e limpar a escola”, disse Sirlania.

Todas as salas terão condicionadores de ar e mobílias novas. Os alunos também receberão uniformes gratuitamente

Neide Moura, secretaria municipal de educação, repetiu que em um ano a Gestão Novos Tempos está fazendo muito mais do que foi feito em anos anteriores, concedendo para servidores benefícios que estavam represados e melhorando as condições físicas das escolas com reformas e equipamentos.

A secretária também lembrou que a cidade ainda sofre com alguns problemas, como pavimentação, mas temos setores que estão caminhando a passos largos. A educação é um exemplo.

Marlúcia Dourado, Presidente do PorangatuPrev, parabenizou o empenho das gestoras pelos avanços alcançados em tão pouco tempo.  O vereador Emivaldo Santana (PDT), vice-presidente da Câmara também aproveite sua fala para agradecer a prefeita Vanuza Valadares e a Secretária Neide Moura. “Fico muito feliz em saber que estamos no caminho certo”, completou o Vereador.

A prefeita Vanuza Valadares falou de sua exigência com planejamento de cada secretaria e essa organização faz com que as demandas sejam resolvidas e permitem o desenvolvimento de diferentes áreas.  A prefeita também falou da união de forças e a parcerias, pois “a minha vontade, sozinha, não faz muito, mas, com a união de todos a gente faz muito”.

Com um público formado por professores e alguns pais de alunos, Valadares ainda parabenizou os educadores por terem vencido o desafio das aulas remotas. E passou para eles a missão de aproveitar os novos equipamentos para recuperar a defasagem causada pela pandemia.

“São muitos desafios, mas, estamos entrando 2022 com o pé direito”, finalizou a prefeita, que fez  entrega simbólica de alguns equipamentos e novos uniformes que irão vestir os alunos da rede municipal de ensino.